Evento gratuito na Arena Cultural Jovelina Pérola Negra com Jonatan Magella e destaca a importância da articulação cultural, com presença de Dandara Lourdes da SMC.


A Arena Cultural Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, foi o ponto de encontro da cultura e do debate literário na tarde de ontem, 26 de Novembro (quarta-feira). O Encontro Aberto! com o workshop "Identificação x Estranhamento", ministrado por Jonatan Magella, foi um sucesso e integrou a programação especial do Rio Capital Mundial do Livro.

A atividade mergulhou na dualidade central da criação e recepção artística, explorando como a arte oscila entre aquilo que nos é familiar (Identificação) e o que nos desafia e move (Estranhamento). O debate ressoou profundamente entre os participantes, composta por autores do Contranarrar, artistas, produtores e entusiastas da Zona Norte.

O evento contou com uma presença significativa da gestão pública: Dandara Lourdes, representante da Gerência de Território e Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC), esteve presente, reforçando o compromisso da Prefeitura em levar a política pública cultural diretamente aos equipamentos e comunidades.

A Força do Rio Capital Mundial do Livro

Ao fazer parte da programação do Rio Capital Mundial do Livro, o encontro reforçou a importância da leitura e do debate como pilares para o desenvolvimento social e cultural, utilizando os espaços do subúrbio carioca como centros de efervescência intelectual e artística.

A foto do grupo, reunido após o workshop, é a prova do sucesso da iniciativa e do engajamento dos participantes, que saíram inspirados a aplicar os conceitos aprendidos em suas próprias práticas criativas.

A série de Encontros Abertos é apresentada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.